2010

DIAS,  Maria Helena (2010)

Cursos e percursos para o mar oceano: intervenções nos rios portugueses e representações da cartografia militar. Lisboa: Instituto Geográfico do Exército.

DAVEAU, Suzanne (2010)

Um antigo mapa corográfico de Portugal (c. 1525): reconstituição a partir do Códice de Hamburgo. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa 

FEIJÃO, Maria Joaquina Esteves (2010)

Directório de mapotecas ou colecções de mapas em instituições portuguesas. Disponível em:http://www.sge.org/fileadmin/contenidos/imagenes_ibercarto
/actividades/DIRECTORIO_CARTOTECAS_PORTUGUESAS.pdf

GARCIA, João Carlos (2010)

  • “Santarém ‘le navigateur’ à Paris: cartes, diplomatie et sociétés savantes”. In: Naissances de la Géographie Moderne (1760-1860). Lyon : École Normale Supérieure de Lyon, pp. 57-82.
  • “A Lusitânia para o Cardeal Guido Sforza: um mapa de Portugal de 1561 na Biblioteca Nacional”. In: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. História. Porto: F.L.U.P. Série III, vol. 11, pp. 363-368.

GARCIA, João Carlos;  RODRIGUES, Vitor Luís Gaspar; TORRÃO, Maria Manuel Ferraz,  coord. (2010)

Ilhas, portos e ciudades: cartografia de Cabo Verde (séculos XVIII-XX). Cidade da Praia; Lisboa: Universidade de Cabo Verde; Instituto de Investigação Científica Tropical.

MOREIRA, Luís Miguel (2010)

“Mapping the Country: the role of Portuguese military cartography (from 17th to 19th century)”, In: Napoleão: antecedentes, campanhas militares e impactos de longa duração. In: Actas do XXXV Congresso Internacional de Historia Militar. Lisboa:Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM), pp. 1156-1163.

OLIVEIRA, Francisco Roque de (2010)

  • “História da cartografia brasileira e mapoteconomia segundo Jaime Cortesão: o curso do Itamaraty de 1944”. In:  Memórias doIII Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia – Agendas para a História da Cartografia Iberoamericana.São Paulo:Universidade de São Paulo. Disponível em:http://3siahc.files.wordpress.com/2010/04/francisco-roque-3siach-2010.pdf
  • “Método geográfico, cartografia e geopolítica: a propósito da reedição da História do Brasil nos velhos mapas de Jaime Cortesão”. In: Anais de História de Além-Mar. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, Volume XI, pp. 225-246.
  • Terra australis recenter inventa”: o ressurgimento do mito da quarta parte do mundo na cartografia renascentista. Coimbra: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Disponível em:http://www.museudaciencia.com/gfx//bd/100323152814_roque_
    oliveira2.pdf

OLIVEIRA, Francisco Roque de; MENDOZA VARGAS, Héctor, coord. (2010)

  • Mapas de metade do mundo: a cartografia e a construção territorial dos espaços americanos: séculos XVI a XIX = Mapas de la mitad del mundo. La cartografía y la construcción territorial de los espacios americanos: siglos XVI al XIX [Maps of half the world: the cartography and the construction of territorial American spaces: sixteenth to nineteenth centuries].Lisboa: Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa; Ciudad de México: Instituto de Geografia, Universidad Nacional Autónoma de México.

ROMÃO, J. M. (2010)

O papel da Cartografia Geológica no desenvolvimento do território. In: Maleo: boletim informativo da Sociedade Geológica de Portugal. Lisboa: Sociedade Geológica de Portugal. Nº 1 (Dezembro), pp. 9-10

SANTOS, Maria Emília Madeira; GARCIA João Carlos, coord. (2010)

Álbum Cartográfico de Cabo Verde. Comissão de Cartografia (1883-1936). Cidade da Praia; Lisboa: Instituto de Investigação e do Património Culturais.

 

2011

COSTA, Nuno Silva (2011)

Mapas de um ‘Portugal Imperial’: cultura e propaganda coloniais entre Guerras. Porto: Figueirinhas.

GARCIA, de João Carlos, coord. (2011)

  • A Planta da Cidade do Porto no século XIX: Cartografia e Urbanismo. Porto: Câmara Municipal do Porto; Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

GARCIA, de João Carlos;  COSTA, Jorge Vale;  COSTA, Sílvio coord. (2011)

Cartografia do Brasil na Biblioteca Pública Municipal do Porto[Documento eletrónico]: catálogo. Porto: Biblioteca Pública Municipal do Porto; Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

GARCIA, João Carlos; ALMEIDA, André Ferrand de (2011)

“Os Mapas do Brasil na Engenharia Militar Portuguesa (1750-1822)”. In: Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica: passado presente nos velhos mapas: conhecimento e poder [CD-Rom]. Belo Horizonte: Centro de Referência em Cartografia Histórica, Universidade Federal de Minas Gerais.

GASPAR, Joaquim Alves (2011)

“Using Empirical map projections for Modeling Early Nautical Charts”.  In:  Advances in Cartography and GIScience. (Lecture Notes in Geoinformation and Cartography). Berlin: Springer-Verlag, Vol. 2 , pp. 227-247.

MOREIRA, Luís Miguel (2011)

O Alto Minho na obra do Engenheiro Militar Custódio José Gomes de Villasboas. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

2012

ALVES GASPAR, Joaquim (2012)

“Blunders, Errors and Entanglements: Scrutinizing the Cantino Planisphere with a Cartometric Eye”. In: Imago Mundi, Vol.  64, nº 2, pp. 181-200.

BIBLIOTECA E ARQUIVO HISTÓRICO DE OBRAS PÚBLICAS. (2012)

            Catálogo da coleção de cartas geográficas (XVII-XXI). Lisboa: SGMEE (Secretaria-Geral do Ministério da Economia e do Emprego).

TESES DE DOUTORAMENTO

GASPAR, Joaquim Alves (2010)

From the Portulan Chart of the Mediterranean to the Latitude Chart of the Atlantic: Cartometric Analysis and Modeling.Dissertação de Doutoramento em Gestão da Informação: Sistemas de Informação Geográfica, apresentada ao Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação.

TESES DE MESTRADO

DOMINGUES, Sandra Cristina Neves Fernandes (2010)

Os recursos cartográficos e as bases de autoridade: normas e aplicações.Dissertação de Mestrado em Ciências da Documentação e Informação, Biblioteconomia e Documentação, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

VAZA, Ana Rita Alves da (2010)

Made and Sold by Bardin: estudo e tratamento de um par de globos do final do século XVIII. Dissertação de Mestrado em Conservação e Restauro, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

SILVA, Luís Pedro Sousa (2011)

Os Mapas no Ensino da História: das orientações curriculares às práticas docentes. Dissertação de Mestrado em Ensino de História e Geografia do 3º Ciclo, do Ensino Básico e Ensino Secundário, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Por:  Maria Joaquina Esteves Feijão